-
Em 1988 foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS), nosso sistema público e universal de saúde. Apesar da sua importância na diminuição das disparidades em saúde, o sistema de saúde temconsistentemente liderado a lista de maiores problemas do país segundo as pesquisas deopinião. Reclamações frequentes sobre o sistema privado têm contribuído para a conclusão de que a saúde é umproblema generalizado no país. O uso de big data pode trazer melhoriassignificativas em termos de gestão, transparência e responsabilidade por parte dosprovedores de saúde, além de fornecer dados importantes para os pacientes.
Este curso irá abordar tanto a obtenção de dados em saúde como a sua utilização paramelhorar a qualidade de tomada de decisões por parte de hospitais e das diferentes esferas do governo. Mais especificamente, abordaremos as fontes de dados públicos de saúde, o uso do R e do Python para aanálise de dados, metodologias de big data (como machine learning, redução dedimensão e como evitar associações espúrias), noções de economia da saúde e o uso de metodologias causais em pesquisas científicas. Apesar de o foco do curso ser a área da saúde, os conhecimentos podem ser diretamente aplicados em outras áreas como a educação, biologia, economia e administração.
Todas as aulas estão disponíveis, mesmo se a inscrição for feita após o término do curso.
Overview
Syllabus
-
- Primeiro módulo: Perspectivas do uso de big data no Brasil (estudos multicêntricos, prontuários eletrônicos, medicina de precisão e internet das coisas).
- Segundo módulo: Linguagens de programação mais utilizadas em big data (R e Python).
- Terceiro módulo: Metodologias de big data (machine learning, redução de dimensão e controle de associações espúrias).
- Quarto módulo: Causalidade (propensity score, regressão descontínua, diferenças em diferenças, variáveis instrumentais e randomização mendeliana).
- Quinto módulo: As "imperfeições" da saúde pública - Introdução à Economia da Saúde (informação assimétrica, seleção adversa, risco moral e o problema do agente-principal).
- Sexto módulo: Limitações e conclusão (privacidade e o uso de big data para uma nova saúde pública).
- Primeiro módulo: Perspectivas do uso de big data no Brasil (estudos multicêntricos, prontuários eletrônicos, medicina de precisão e internet das coisas).